O que é Pedagogia

Na Grécia e em Roma, chamava-se Pedagogo ao servo ou escravo que era guardião, conduzia e acompanhava as crianças. O próprio termo significa aquele que conduz a criança. Com o tempo, o Pedagogo, acabou por se transformar, em Roma, num mestre encarregado da educação no lar. Quando Roma conquistou a Grécia, entre os prisioneiros reduzidos à escravidão, vieram muitos atenienses cultos e ilustrados, com habilidades e conhecimentos que causavam muita admiração aos romanos.
Diante desta multiplicidade de conhecimentos, os romanos entregaram a educação dos seus filhos a gregos, seus escravos, muitos dos quais eram sábios, filósofos, etc - os pedagogos-escravos. Com o desaparecimento da escravatura, sob influência do Cristianismo, o Pedagogo-escravo deixou de existir. Passaram, então, a receber o nome de Pedagogos, os estudantes pobres, que aprendiam com os filósofos e se encarregavam da educação das crianças no lar dos filhos dos fidalgos e dos grandes senhores. Enquanto estudavam, ensinavam.
Com o tempo, e como a instrução era de difícil acesso, estes pedagogos-estudantes começaram - com autorização dos respectivos senhores - a reunir aos filhos do palácio outras crianças de famílias conhecidas da redondeza. Assim surgiram as primeiras escolas particulares.
Nessa época, a palavra pedagogo, começou a ser usada como sinônimo de Mestre-escola. Foi da palavra pedagogo que derivou o termo pedagogia, vocábulo que aparece para designar uma ciência e uma arte que tinha como raiz a da educação das pessoas.
No século XVIII surge, pela primeira vez, no Dicionário da Língua Francesa, o vocábulo pedagogia, como Ciência da Educação.Com a formação definitiva da Ciência da Educação, o vocábulo pedagogia se enobreceu e enobreceu a palavra e a profissão de pedagogo.
Hoje o pedagogo é o especialista em pedagogia, ou seja, especialista em conduzir o comportamento das pessoas para uma mudança de comportamento em direção aos objetivos da Educação, o processo de formação da personalidade humana equilibrada.
As razões que levam estudantes a optarem pelo curso de Pedagogia podem ser diversas, mas as motivações que movem os educadores que efetivamente exercem a profissão, em geral, têm pelo menos um denominador comum: o comprometimento social, a vontade de transformar a realidade por meio da educação.
O estudante de pedagogia pode ser professor da primeira fase da educação básica, pode trabalhar com portadores de necessidades educacionais especiais, com alfabetização de adultos e alfabetização em educação popular. Mas não se limita a esse campo. Pode também ser um profissional da educação atuando em setores de planejamento educacional ou em organizações diversas, como hospitais, empresas e instituições públicas e privadas.
O Curso de pedagogia pode, pois, desdobrar-se em múltiplas especializações profissionais, uma delas a docência, mas seu objetivo específico não é somente a docência. Portanto o curso de pedagogia não se reduz à formação de professores. Ou seja, todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente. O professor está no pedagogo, o pedagogo está no professor, mas cada profissional desses pede uma formação diferenciada.
Para se compreender o que é Pedagogia, é preciso explicar seu objeto de estudo, a educação ou prática educativa. Educação compreende o conjunto dos processos, influências, estruturas, ações, que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio social e natural, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando a formação do ser humano. A educação é, assim, uma prática humana, uma prática social, que modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, que dá uma configuração à nossa existência humana individual e coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br