Relato sobre meu aprendizado em Ciências Biológicas.

Estudei ao longo do meu ensino fundamental e ensino médio em três escolas. Até a quinta série estudei em uma escola estadual e a partir da sexta série, fui para uma escola municipal. Já no segundo grau estudei em outra escola estadual.

Lembro-me que na primeira série, comecei a ter a disciplina Ciências, e estudávamos mais esta disciplina do que a disciplina Estudos Sociais.Uma atividade bem interessante, que não esqueci, foi quando a professora nos levou à horta da escola e plantou feijões e todos os dias iam regar a plantinha. E, além disso, cada aluno deveria plantar três feijões no algodão e deveria desenhar todos os dias o crescimento do pé-de-feijão.

Na segunda série do ensino fundamental lembro das experiências que a professora fazia: era uma espécie de cultura, feito com garrafa pet, colocava terra, minhoca, não lembro o que foi plantado, mas cada aluno tinha o seu e deveria cuidar para que a plantinha não morresse. Na quarta série, lembro-me que, sob a orientação da professora Márcia, todos os alunos reproduziram o esqueleto humano.

A partir da sexta série, na escola municipal, a professora de ciências usava constantemente o laboratório, atividades com o microscópio e várias atividades de pesquisa. Na 8º série comecei a aprender química e física e não tive maiores dificuldades, visto que as professoras e o professor sabiam ensinar, tinham o domínio da matéria e usavam de todos os recursos existentes no laboratório da escola.

No 2º grau, de certa forma, os professores cumpriam com os objetivos, mas a escola não tinha ainda o laboratório, devido à falta de recursos, só quando estava no 3º ano é que ficou pronto. Assim muitas experiências, tanto em química quanto na física, eram feitas na sala de aula, ou em pequenos grupos como atividade extra-escolar. Em Biologia, lembro que fiz um herbário e um insetário, a estrutura do DNA e de uma célula e muitas outras atividades.

Em todo o meu percurso escolar, os professores tinham um equilíbrio de atividades tanto teóricas quanto práticas. Além disso, em todas as escolas, em todos os anos havia a feira de ciências que, a meu ver, agradavam aos alunos e a comunidade, sendo uma forma de mostrar o que se aprendeu na escola e, sobretudo na 7ª série, participei do projeto de uma feira de ciências do qual o tema principal era Adolescência e Sexualidade, o qual foram abordados diversos temas, tais como DST, gravidez, drogas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br